Blog da FlightCargo

Saiba como funciona e as vantagens da inteligência artificial no setor logístico

Sexta-feira, 21 Março 2025

A inteligência artificial (IA) no setor logístico funciona a partir da automação, análise de dados avançada e otimização de processos e, tem como objetivo principal tornar a cadeia de suprimentos mais eficiente. 

Sendo assim, sistemas de IA utilizam algoritmos de aprendizado de máquina, big data e IoT para melhorar a tomada de decisões e, assim, reduzir custos operacionais. Com isso, trata-se de uma estratégia que visa revolucionar a forma como as empresas gerenciam suas operações.

Neste contexto, a Flight Cargo explica como funciona a inteligência artificial no setor logístico e quais são suas vantagens.

Como funciona a IA na logística?

Na prática, a inteligência artificial é implementada em diversas áreas dos processos logísticos, como no planejamento de rotas, gestão de estoque, previsão de demandas, análise de dados e monitoramento da carga. 

Desse modo, a IA na logística geralmente é aplicada por ferramentas tecnológicas como sensores IoT (Internet of Things), de big data e softwares de gestão. Assim, permite-se que dados sejam coletados e processados por meio de várias fontes e em tempo real.

Posto isso, essa é uma estratégia que se destaca positivamente, uma vez que ajuda na identificação de padrões e nas tomadas de decisões visando aumentar a eficiência e minimizar custos. Além disso, serve para automatizar tarefas, promover novas funcionalidades e facilitar processos. 

Tecnologias de IA aplicadas na logística

Previsão de demanda

De modo geral, os algoritmos de IA analisam grandes volumes de dados históricos e tendências de mercado, como padrões de compra e períodos de sazonalidade, com intuito de prever demandas de cada produto com maior precisão.

Otimização de rotas

Inteligência artificial usa dados em tempo real de fatores relacionados ao tráfego de trânsito, condições climáticas, restrições de vias e outros, a fim de calcular as melhores rotas de transporte, garantindo redução de custos e entregas no prazo estabelecido. 

Gestão de estoques

Sistemas inteligentes monitoram o estoque e sugerem reabastecimento automático, com isso, evitam-se excesso ou falta de produtos. Logo, essas ações são possíveis porque os softwares também se baseiam em dados históricos de vendas. 

Automação em armazéns

Robôs equipados com IA auxiliam na separação e movimentação de mercadorias, tornando os processos internos mais rápidos, além de diminuir consideravelmente os erros humanos.

Monitoramento e manutenção Preditiva

Sensores em caminhões e máquinas utilizam inteligência artificial para prever falhas mecânicas antes que ocorram, evitando paradas inesperadas e reduzindo custos de manutenção. Em razão disso, aumenta a transparência dos processos e minimiza riscos de extravios. 

Atendimento ao cliente e chatbots

Chatbots baseados em IA melhoram a comunicação oferecida ao cliente, fornecendo informações precisas sobre status de pedidos e bem como resolvendo problemas de maneira rápida.

Vantagens da IA na logística

Redução de custos

Com o consumo otimizado do combustível, gestão adequada de estoques, manutenção da frota e automação dos processos, possibilita redução nas despesas das operações logísticas, tornando-a menos onerosa.

Maior eficiência

A partir de processos automatizados e otimizados aceleram entregas, ao mesmo tempo que minimizam falhas durante as operações, além de melhorar a produtividade, proporcionando processos mais eficazes.

Melhor experiência do cliente

A possibilidade de entregas mais rápidas, com rastreamento detalhado e atendimento 24/7, geram melhorias significativas na experiência do cliente que esperam por serviços diferenciados.

Sustentabilidade

Rotas otimizadas diminuem as emissões de CO₂ e desperdício de recursos. Dessa maneira, essas práticas propiciam operações mais sustentáveis, tema cada vez mais importante nas atividades do setor.

Tomada de decisão inteligente

Os dados analisados em tempo real auxiliam as empresas nas tomadas de decisões estratégicas com mais precisão, viabilizando melhorias no planejamento e se antecipando aos possíveis problemas.

Portanto, a adoção da inteligência artificial nas operações logísticas, está se tornando crucial para empresas que desejam se manter competitivas e eficientes no mercado.

Voltar

Dúvidas?
Entre em contato conosco